1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu
Viver e conviver
26 de outubro de 2015

Jornalista com deficiência auditiva severa lança biografia

Compartilhar
Livro "Quem é essa tagarela?", de Cris Bicudo, relata os desafios enfrentados por uma não-ouvinte oralizada
Cris Bicudo - foto divulgação
Cris Bicudo | divulgação

Uma rubéola no quarto mês de gestação levou Cris Bicudo a nascer com uma deficiência auditiva severa e profunda, em 1975. Graças ao rápido diagnóstico e a um intenso trabalho de reabilitação fonoaudiológica, aos dois anos, ela já estava oralizada. “Minha família mãe teve um papel fundamental em todo o processo, especialmente minha mãe, que sempre teve muita fé e dedicação em tempo integral”, conta.

Dentre as importantes recomendações que sua mãe recebeu quando Cris apenas um ano e meio de idade veio do otorrinolaringologista Orozimbo Alves Costa Filho – uma das autoridades no tratamento de surdos e deficientes auditivos. A sugestão, bastante incomum para a época, foi matriculá-la em uma escola regular. Afinal, conviver e aprender a se virar junto a outras crianças sempre foi algo fundamental no processo de desenvolvimento infantil.

Assim, com a ajuda de aparelhos auditivos desde a ocasião, Cris foi introduzida precocemente ao mundo dos sons e, mesmo sem ter tido uma infância ouvinte, sempre estudou em escolas regulares. Segundo ela, outro recurso que contribuiu com o processo de oralização, foi um diário que sua mãe fazia, narrando o desenvolvimento da filha e anotando cada fala para ajudá-la a compreender a discriminação de cada som e ruído.

Todo o empenho e dedicação deram tão certo que, aos 22 anos, Cris se formou em jornalismo. E não há como negar que a área de Comunicação Social representa um grande desafio para pessoas com deficiência auditiva. É claro que muitos a questionam sobre como isso se tornou possível e a resposta é bem simples: “estudando!”.

Atualmente, Cris também é palestrante e escritora. Além de ter total fluência em português, a jornalista também se vira muito bem na língua inglesa.

Com o objetivo de ampliar a motivação e o interesse pela oralização de surdos e deficientes auditivos, Cris está lançando seu primeiro livro, em parceria com a Primavera Editorial. A obra, intitulada “Quem é essa tagarela?”, relata sua biografia e promete incentivar o uso de aparelhos auditivos e a importância do diagnóstico precoce. “Quero compartilhar minha história com o público e divulgar o que é ser um deficiente auditivo com perda profunda e, ser oralizada.”

Cris Bicudo - capa

Segundo Cris, na Europa, a quantidade de surdos e deficientes auditivos oralizados é crescente. Porém, no Brasil, grande parte das famílias ainda tem de lidar com barreiras e dificuldades financeiras. “Muitos desanimam ou são desmotivados a usar aparelhos auditivos e, principalmente, a falar. Porém, o principal de tudo é tentar e ACREDITAR!!!”, garante.

Noite de autógrafos em São Paulo e Curitiba

De forma irreverente, “Quem é essa tagarela” aborda a trajetória da jornalista, palestrante e escritora Cris Bicudo, incluindo importantes questões da vida, como a convivência com familiares e amigos, os valores, as lutas e conquistas, trabalho e viagens internacionais inesquecíveis.

Segundo a autora, a palavra “preconceito” sempre caminha junto à falta de informação e de conhecimento. E é isso o que torna a obra de Cris Bicudo em um importante instrumento de apoio à inclusão, especialmente por mostrar o dia a dia de quem precisa usar muito jogo de cintura para lidar com os mais diversos tipos de desafio.

Para o lançamento oficial do “Quem é essa tagarela”, duas sessões de autógrafos já estão agendadas nas cidades de São Paulo (28|10) e Curitiba (11|11), quando a autora receberá amigos e familiares, estudantes e profissionais das áreas da saúde e educação, além do público em geral.

AGENDA

São Paulo | SP
28|10 (quarta-feira) – a partir das 18h
Livraria Cultura | Shopping Iguatemi
(Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.232)

Curitiba | PR
11|11 (quarta-feira) – a partir das 18h30
Livraria da Vila | Shopping Pátio Batel
(Av. do Batel, 1.868)

FICHA TÉCNICA

Título: Quem é essa tagarela? (biografia)
Autora: Cris Bicudo
Editora: Primavera Editorial – 2015
Páginas: 300 | Formato: 16×23 cm
ISBN: 978-85-61977-97-9
Vendas:
Livraria Cultura

 

comentários comente

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *